sábado, 24 de outubro de 2009

Projeto_Colcha de retalhos

Um comentário:

  1. Olá a todas e todos,

    No primeiro semestre do ano de 2009, realizei um projeto com alunos da Pedagogia intitulado: “Mãos que tecem sonhos, amor e solidariedade”. E montamos ao final do projeto uma colcha de retalhos, onde cada um contou parte de sua história de vida a partir do retalho produzido por cada um, artesanalmente. Compartilho aqui com vocês a parte do meu retalho, um pouquinho da minha história. Essa idéia me inspirou a escrever a origem do meu problema de pesquisa da minha dissertação de mestrado.

    Metáfora: Flor de Lótus
    Toda a parte verde representa o mundo. E neste mundo representado por pontinhos brancos, um desses pontos sou eu.
    Certa de que faço parte desse mundo, sei que tenho construído uma história, assim como cada um de vocês.
    As 3 flores de lótus representam as fases da minha vida.

    Na primeira flor (branca maior) representa minha infância. Vida e escola, nessa fase eram duas realidades bem distantes. Ao chegar na escola entrava no “vidro”, ao sair liberdade pura. As brincadeiras de rua foram marcas que deixaram muitas saudades.

    Na segunda flor(vermelha) representa adolescência/início da fase adulta: sonhos e realização profissional muito nova.

    Na fase adulta(menor branca): Amadurecimento(pessoal e profissional). Momentos de alegria (casamento), mas também de dor (gravidez). Nessa fase houve uma ruptura pela dor. Resultado da ruptura: Mudança de valores e compreensão de que a melhor coisa do mundo é saber que você está vivo e que ainda respira. Como é bom viver!!!

    Atualmente, desfruto de um novo tempo comigo mesma. Tempo de oportunidades. Equilíbrio. Tempo de muita luz. De transformação. De sentido entre o meu ser e o meu fazer.

    Escolhi a flor de lótus, porque no momento, sinto-me assim, no fundo das águas, nutrindo-me. E também por ser o símbolo da Pedagogia.

    Espero que este espaço para a troca de saberes possa contribuir para que cada um obtenha os nutrientes necessários para sua emersão.

    Que esse espaço seja um momento de novas relações, trocas de experiências e muito aprendizado.

    Um abraço bom.
    Profª Lucicleide :)

    ResponderExcluir